por izabella costa

Personal Branding – como aprimorar a sua marca pessoal?
 
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Personal Branding e Marketing Pessoal: a gestão da marca pessoal

Apple, Havaianas, Coca-Cola, Chanel – ao pensar em cada uma dessas marcas, já conseguimos visualizar um conceito próprio, o perfil de produto, o seu consumidor e imaginar todo um lifestyle que é construído ao seu redor. Não por menos. Toda a imagem da marca, carregada de elementos visuais e não visuais, é criada com símbolos capazes de fazer esse direcionamento. Uma imagem em que seus símbolos são reproduzidos de forma consistente e com coesão resulta numa marca forte e, naturalmente, ela se destaca dentre as demais.

Com as pessoas não é diferente. Somos marcas ambulantes. Nossa identidade visual e comportamento carregam atributos essenciais sobre quem somos, quais são os nossos valores, ideias e propósitos. Em tempos de mídias sociais e da utilização massiva da internet como forma de divulgação de produtos e serviços, a marca pessoal ganha ainda mais relevância, sendo uma importante ferramenta de um bom marketing pessoal e, consequentemente, impulsionadora da sua imagem corporativa.

Personal Branding: como aprimorar sua imagem corporativa

Cada vez mais profissionais buscam aprimorar seu Personal Branding e formatar sua imagem corporativa, a fim de se destacar dentre os concorrentes, conquistar mais credibilidade e ampliar sua clientela através de um marketing pessoal eficiente. No entanto, a constituição de uma marca pessoal forte exige autoconhecimento, planejamento e consistência.

Em primeiro lugar, é indispensável conhecer a sua essência e alinhá-la aos valores e propósitos do seu business. A partir daí, é necessário inserir os símbolos estéticos necessários à identificação da sua marca pessoal e imagem corporativa, criando uma identidade visual. Todo o conjunto de cabelos, roupas, maquiagem e acessórios transmite informação a nosso respeito e, para uma marca pessoal forte, ele deve ter coerência e comunicar-se de forma eficaz às ideias e valores inerentes à sua imagem corporativa. Não só isso, o comportamento diz muito sobre a sua marca pessoal. O gestual, linguajar, os costumes devem estar em consonância com os atributos visuais, causando um impacto positivo sobre a sua imagem pessoal para impressionar o seu público alvo.

Por fim, a consistência: a criação de uma imagem corporativa de impacto exige repetição. O conjunto homogêneo de atributos visuais e comportamentais deve ser ostentado pelo profissional de forma contínua, o que gera credibilidade e confiança sobre a sua marca pessoal.

Personal Branding: construa a sua identidade visual

Essa estratégia de marketing pessoal já se mostrou muito eficiente para profissionais que, a partir da repaginada na sua imagem pessoal, conseguiram redirecionar o seu business, alavancando seus negócios e atraindo uma clientela diferenciada. As influencers Lalá Rudge, Camila Coelho e Thássia Naves ilustram bem essa ferramenta de Personal Branding – a reformulação da marca pessoal e a criação de uma imagem corporativa consistentes conseguiram atrair os olhares de grandes grifes e chamar a atenção do alto escalão da moda mundial, destacando-as da concorrência e alcançando um novo patamar na profissão.

E isso vale não só para influencers, mas para os mais diversos tipos de profissionais: cuidar da sua imagem corporativa pode tornar a sua comunicação mais eficiente e alavancar os seus negócios. Reflita sobre a mensagem que você passa através da sua identidade visual e comportamental e não hesite em buscar um profissional da área de Personal Branding para criar uma estratégia individualizada.

Izabella Costa

Fundadora da Closet 4 You

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